Veja o que você vai aprender neste artigo:
Dicas para você preparar um café especial super delicioso, tire todos os sabores possíveis do seu café em pó!
6 segredos para se fazer um ótimo café especial aqui no Sítio Pé de Breu.
Dicas para fazer um café mais do que especial.
O café é uma das bebidas mais populares do mundo, há quem diga que nada melhor do que o aroma do café que tenha acabado de fazer. O sabor do café especial também é muito delicioso, e suas características o tornam um importante representante no cardápio do nosso cotidiano.
Mesmo para bebidas mais procuradas, é muito provável encontrar café impróprio pelo mercado afora. Isso porque o preparo nem sempre é apropriado, o que pode prejudicar o cheiro e o sabor do café. Quer saber o segredo infalível para fazer um café de alta qualidade? Então confira esse nosso artigo!
Dica 1 – Use café especial moído na hora de boa qualidade:
Se possível, use café em pó moído na hora, pois seu sabor e aroma são mais fortes. Normalmente as pessoas não têm moinhos ou trituradores em casa, porem esta categoria de equipamento tem um preço acessível e é muito fácil de encontrar. Se você não tem um moedor de café manual e não planeja comprá-lo, use essa dica de café, existem algumas padarias que fazem e vendem café moído na hora.
Dica 2: Escolha o café especial em pó de excelente qualidade:
Se você não pode usar pó de café moído na hora, por favor, escolha pelo menos café em pó de alta qualidade e preste atenção aos seguintes detalhes de como preparar café:
Marca: Escolha um produto com pureza e marcas de qualidade ABIC, ou no nosso caso, selo Certifica Minas Café e o Selo SAT, ou alguma espécie de selos que possam garantir a procedência principalmente do café especial e garantir que não haja outros resíduos sólidos no produto, como ervas daninhas, insetos ou até mesmo gravetos de plantas, pedras ou fezes de animais. Estes exemplos de selos ou certificados encontram-se em destaque normalmente nas embalagens.
Tipo: Existem várias categorias de classificação do café no mercado, incluindo tradicional, suave, forte, do sítio com produção agrícola, orgânico, “gourmet”, premium, especial, etc. Escolha o que melhor atende ao seu gosto! Por exemplo, os cafés gourmet, premium e especiais, são muito adequado para os amantes de bebidas que gostam de novas experiências com café especial ou digamos, “gourmetizados”.
Sugestão com relação Embalagem: Preste atenção na embalagem do café. Os produtos embalados a vácuo podem reter melhor o aroma e o sabor original do café por mais tempo.
Então, como armazenar? Após aberto a embalagem, dê preferência por embalagem com zip lock, caso contrario, seria muito interessante guardar o café em um recipiente metálico, vedado ou em uma vasilha selada na geladeira. Isso salva alguns dos principais atributos do café!
O pó de café vindo do Sítio Pé de Breu é uma excelente escolha, além disso, também podemos garantir produtos de ponta e com alta qualidade dos nossos produtos, sendo assim, você pode diversificar o sabor do seu café de cada mês!
Dica 3 – Escolha o filtro ou coador mais conveniente:
Algumas pessoas afirmam que o café filtrado com um filtro de pano tem um gosto melhor porque o tecido de algodão não contém pigmentação, não altera o sabor e não solta fiapos. Essa teoria é instável, não só porque o papel de filtro é feito de fibras 100% de celulose, mas também não prejudica o sabor e a aparência do café. Nesse caso, apenas por questões de ordem prática e higiênica, é melhor usar passador e/ou filtro de papel para preparar um café maravilhoso.
Dica 4 – Atenção com a proveniência da água:
Isso afetará certamente a aparência e o sabor do café! É desejável que a água seja filtrada ou até mesmo pura, ou mineral, pois mesmo em altas temperaturas, a água da torneira pode conter resíduos que podem prejudicar a qualidade da bebida. Outro ponto que precisamos salientar é se possível não deixar a água ferver. Durante o preparo, a temperatura deve ficar em torno de 90 °C à (nível) do mar, é quando começa surgir pequenas bolhas de fervuras ao fundo do recipiente, caso contrário a acidez pode sofrer algumas alterações. Sendo assim, o ponto ideal seria quando estiver formando pequenas bolhas ao fundo da água.
Dica 5 – Importante, não adoçar a água!
O ideal é não colocar açúcar no café especial em hipótese alguma, pois o adoçante e o açúcar vão mascarar o sabor original da bebida. No entanto, se preferir café adoçado, adicione açúcar somente depois quando estiver pronto. Detalhe que quando o açúcar é adicionado durante o preparo, o ponto de ebulição pode variar em seguida a bebida do café transforma-se em uma espécie de xarope. Você não deseja que isso aconteça contigo, não é mesmo?
Dica 6 – Não ultrapasse nas proporções:
Preste atenção à proporção de pó em relação à água! O padrão ideal para garantir que o equilíbrio do café especial não seja muito forte, muito fraco ou chá fé. Para fazer o café caseiro tradicional do estilo da roça, pode-se medir de 5 às 6 colheres de sopa em média devem ser usadas por litro de água. Após o preparado, o café deve ser consumido em torno de uma hora.
Então, você gosta de receber novas dicas?
Você deseja coloca-las em prática?
Não se esqueça de voltar aqui depois e nos contar como ficou o seu café!
Visite nossa página no Instagram Sítio Pé de Breu
Jefferson Ferreira é um iniciante coffee lovers (amante do café), desenvolvedor, web designer, e atualmente envolvido na comunicação digital do site Sítio Pé de Breu, buscando sempre estudar sobre Cafés Especiais na associação e no cultivo agroflorestal sem uso de agrotóxicos, escrevo quinzenalmente como colunista neste Portal.